ESCOVA PROGRESSIVA: 3 CUIDADOS ESPECIAIS ANTES DO PROCEDIMENTO

Segundo pesquisa realizada pela revista Cláudia, 92% das mulheres entrevistadas acham necessário um cuidado especial com a aparência para que se sintam bem consigo mesmas.

É inegável que, atualmente, a autoestima de muitas mulheres está intimamente ligada à forma com que cuidam do corpo, do rosto e, principalmente, dos cabelos, pois são o cartão de visita ao se tratar da imagem pessoal.

No entanto, muitos dos procedimentos estéticos necessitam de reparos e atenção redobrada para que não ocorram quaisquer problemas. Por isso, neste post vamos ensinar três cuidados antes da escova progressiva. Confira!

1. Escolha um salão de confiança

Parece óbvio, mas é uma dica importantíssima antes de começar qualquer tratamento nos cabelos — afinal, escolher o profissional ideal e que já conhece como é o seu cabelo fará toda a diferença, não é mesmo?

A escova progressiva é utilizada em casos em que a cliente quer alisar os fios, auxiliar na diminuição do volume e minimizar os incômodos com frizz. A aplicação apresenta resultados interessantes e que geralmente agradam.

Entretanto, torna-se fundamental prestar atenção se o salão de beleza que escolheu não usa formol na composição. Muito popular no passado, agora é contraindicado por conta de inúmeros malefícios ao cabelo, por isso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamentou o uso.

2. Faça um teste

Caso seja a primeira vez que fará essa técnica, é de bom tom fazer um teste em uma mecha primeiro. Não vale a pena arriscar passar no cabelo inteiro sem saber se o produto vai ter uma boa aceitação nos fios antes, não é?

Esse teste é imprescindível para verificar a resistência do seu cabelo aos componentes usados na escova progressiva, porque qualquer incompatibilidade pode resultar em corte químico, que é quando há desestruturação na fibra capilar e os fios ficam fragilizados.

Para testar, é preciso pegar uma parte do cabelo e realizar o procedimento completo de aplicação apenas nessa região. Deixe agir entre 2 e 3 dias antes de fazer a escova no resto do cabelo. Fazendo isso, você garante que se houver reação alérgica ou incompatibilidade com seus fios, não será um problema enorme e difícil de resolver.

3. Faça uma reconstrução capilar

Antes de decidir por fazer uma escova progressiva é importante ressaltar que os seus fios capilares precisam estar saudáveis — até para resistirem ao procedimento ao qual serão submetidos. Caso contrário, efeitos como ressecamento e quebras podem aparecer com certa frequência.

A reconstrução capilar tem como objetivo reparar problemas causados por situações de química ou agressões naturais, como a exposição excessiva a raios UV ou contato com o cloro da piscina.

A progressiva tende a fechar a cutícula do cabelo para que o efeito liso dure mais. Porém, se tiver algum sinal de desgaste no couro cabeludo, o procedimento, em vez de tratar, apenas vai selar os fios e deixar mais difícil a absorção de tratamentos — o efeito liso não sai tão rápido, mas em contrapartida as máscaras de hidratação não conseguirão entrar na fibra capilar.

Para finalizar, uma dica muito importante para quem costuma descolorir as madeixas: você deve seguir uma ordem para conseguir o resultado esperado — isto é, a coloração vem antes da progressiva, em torno de 15 dias, porque um processo enfraquece o outro. Se fizer os dois ao mesmo tempo, pode ter resultados insatisfatórios em ambos.

Mesmo com o cotidiano corrido, cuidar da aparência é algo ótimo e que traz uma sensação de satisfação e poder incríveis, não é verdade?

Agora que já sabe um pouco mais sobre os cuidados antes da escova progressiva, aproveite e assine a nossa newsletter para ficar sempre por dentro das novidades do mundo da beleza! Cuide-se e até a próxima!