7 DICAS DE CUIDADOS COM AS UNHAS PARA VÊ-LAS CRESCENDO MAIS FORTES

Ter unhas bonitas e bem cuidadas não é apenas uma questão de estética. Quando elas estão fracas ou quebradiças é sinal de que faltam nutrientes e zelo.

Por isso, é importante saber quais cuidados com as unhas podem ser implementados na sua rotina. Além de ir à manicure regularmente, há outros hábitos que farão com que elas cresçam mais fortes e bonitas.

Para ficar por dentro do assunto, confira as 7 dicas infalíveis que preparamos especialmente para você!

1. Alimentação saudável

Alguns alimentos são verdadeiros aliados para fortalecer as unhas, pois fornecem nutrientes essenciais para o crescimento e manutenção da sua estrutura.

Exemplos desses alimentos são: aveia, grão de bico, soja, feijão, peixes, vegetais de folha verde-escura e frutas — que fornecem as vitaminas A, B e E, os minerais cálcio e ferro e também a biotina.

Evitar dietas muito rigorosas também é fundamental, pois as unhas são as primeiras que sofrem o impacto do baixo suprimento de nutrientes.

Quando as unhas estão muito fracas, tomar um suplemento à base de colágeno hidrolisado pode ajudar a fortalecê-las mais rapidamente. No entanto, é necessário contar com a orientação de uma nutricionista para indicar a dose ideal para o seu caso.

2. Não roer as unhas

Roer as unhas provoca um trauma na estrutura delas, deixando-as vulneráveis à entrada de agentes externos que provocam infecção. Esses agentes também podem entrar na corrente sanguínea, contaminando outros órgãos.

3. Deixar as unhas sem esmalte por 2 dias

Além de deixar as unhas respirarem nesse período, você pode fazer uma hidratação nelas e nas cutículas — atitude que é muito importante para deixá-las mais fortes e saudáveis.

Produtos à base de ureia ou óleos de amêndoa ou de uva são perfeitos para esse propósito. Após passar o produto, vista uma luva de plástico, ficando com ela por cerca de 2 horas para facilitar a hidratação.

4. Sempre usar a base antes do esmalte

As fórmulas pigmentadas de esmalte são muito fortes, por isso, procure sempre passar uma camada de base antes do esmalte colorido, a fim de evitar manchas e ressecamento das unhas.

5. Usar luvas para limpar a casa

Além de prejudicar a pele das mãos e descascar o esmalte, o contato frequente com água, sabão e produtos de limpeza também pode enfraquecer as unhas.

As luvas ajudam a manter a duração do esmalte por mais tempo e também protegem suas unhas do efeito desses produtos.

6. Manter as unhas bem aparadas

Unhas muito compridas ficam mais finas, quebradiças e suscetíveis a sofrer traumas mecânicos gerados por pequenas batidas ao digitar, usar o telefone ou enroscar em algo.

7. Não retirar a cutícula profundamente

A cutícula é uma barreira natural aos agentes externos que causam infecções. Retirá-la profundamente cria uma porta de entrada para esses agentes, favorecendo a proliferação das bactérias e fungos. Portanto, a melhor maneira de cuidar das cutículas é empurrá-las com uma espátula e retirar com o alicate apenas o excedente.

Mesmo se a sua rotina for corrida, esses simples cuidados com as unhas que apresentamos neste post garantirão que elas cresçam bonitas e bem cuidadas.

Gostou das nossas dicas de hoje? Então assine a nossa newsletter para receber conteúdos incríveis em primeira mão!