6 DICAS PARA EVITAR O RESSECAMENTO DA PELE NO INVERNO

Ficar com a pele ressecada é uma situação extremamente desagradável, não é mesmo? A textura fica áspera e a aparência esbranquiçada e enrugada. Mas você sabe como evitar o ressecamento da pele no inverno? Essa não é tarefa fácil, pois exige alguns cuidados que, às vezes, não temos.

Você já deve ter observado que, muitas vezes, a sua pele fica mais ressecada quando o tempo está bem seco e frio. Como o inverno se aproxima, preparamos alguns cuidados necessários para evitar que isso aconteça com a sua cútis. Continue a leitura e confira nossas dicas!

1. Beba bastante líquido

O tempo é frio e seco durante o inverno, por isso, recomendamos que aumente a quantidade de água ingerida. Mesmo que não sinta sede, tente beber bastante líquido para minimizar os efeitos da baixa umidade relativa do ar.

2. Evite banhos com a água muito quente

Os banhos muito quentes são capazes de tirar a gordura natural da nossa pele, comprometendo boa parte dessa proteção. Por isso, a cútis fica mais ressecada toda vez que tomamos duchas com temperaturas elevadas. Assim, é recomendável que o rosto seja lavado apenas com água morna — ou até mesmo fria, se preferir.

3. Mantenha uma alimentação adequada

Inclua na sua dieta fontes de caroteno, substância que combate os radicais livres e protege a pele das luzes solar e artificial. Podemos citar como exemplos a cenoura e a beterraba.

Entretanto, é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas ou com grande quantidade de açúcar, refrigerantes e também os chocolates, já que esses alimentos contribuem para o ressecamento da pele.

4. Limpe e hidrate a pele com regularidade

A limpeza da pele é muito importante para mantê-la bonita e saudável, sendo essencial fazê-la diariamente. É importante lembrar de que existem sabonetes e produtos específicos para os cuidados com o rosto.

Não se esqueça de utilizar o hidratante. Com o tempo seco, as células da nossa pele perdem água para o ambiente com muita facilidade e esse produto atua para amenizar os ressecamentos.

5. Use filtro solar

Como todos sabem, o filtro solar é o principal protetor da pele. E não pense que nos tempos mais frios ele deve ser dispensado. Mesmo quando o sol não aparece nitidamente, ficando atrás das nuvens no céu, os raios ultravioleta ainda conseguem atingir a nossa pele e provocar queimaduras.

Por isso, use esse produtor diariamente e repita a aplicação a cada duas horas. Lembre-se de que cuidar da pele também engloba protegê-la.

6. Lembre-se de que a hidratação dos lábios também é importante

As partes do corpo que mais sofrem com o tempo frio e seco do inverno são, em geral, os lábios. Por isso, use e abuse de hidratantes labiais, conhecidos como lip balms, conjuntamente com os protetores solares labiais. Eles já existem aos montes no mercado e são fabricados por diversas marcas de cosméticos.

E aí? Gostou das nossas dicas de como evitar o ressecamento da pele no inverno? Deixe aqui no post o seu comentário com dúvidas ou sugestões. Teremos a maior satisfação em respondê-lo.