4 DICAS DE MAQUIAGEM PARA QUEM TEM A PELE OLEOSA

A maquiagem para pele oleosa precisa ser preparada de uma maneira diferenciada. Caso você não tome os cuidados necessários, o rosto pode ficar com brilho excessivo e com aspecto pegajoso. Para controlar essa característica e manter a produção impecável durante todo o dia é necessário escolher os produtos ideais e seguir algumas dicas práticas.

O processo de higienização se torna seu principal aliado contra os poros dilatados, especialmente entre o nariz e a testa. Procure por lenços que eliminam o óleo sem danificar a maquiagem e preservam a aparência saudável. A rotina facial disciplinada evita o aparecimento de cravos, espinha e outros problemas.

Quer saber mais sobre o assunto? Vamos mostrar neste artigo uma lista com 4 dicas para conseguir uma make perfeita e se livrar dos retoques de emergência.

1. Escolha produtos indicados para pele oleosa

Para deixar a pele sem brilho pelo máximo de tempo possível, é preciso ter muita atenção com os produtos escolhidos. Priorize composições oil-free e anti-shineque costumam impedir a formação de brilho por até 8 horas. Antes de comprar um cosmético, leia o rótulo para avaliar os ingredientes inseridos na fórmula.

O grande segredo está nas texturas leves em gel que uniformizam o tom da face. Quanto mais seco for o produto, melhor será sua fixação. É muito importante aplicar uma quantidade moderada de maquiagem no rosto. O excesso de produtos pode deixar a pele ressecada com um efeito craquelado a longo prazo.

2. Prepare o rosto antes de começar a maquiagem

A higienização correta é uma importante aliada. Procure lavar o rosto com um sabonete próprio para pele oleosa e aplique um esfoliante para eliminar as células mortas. Muitas pessoas acreditam que lavar a região várias vezes ao dia diminuí o brilho facial, mas é preciso ter muito cuidado com o excesso de limpeza. Afinal, essa medida pode ter o efeito contrário e agravar ainda mais os problemas.

O ideal é realizar o procedimento apenas de manhã e antes de dormir. Para contrair os poros de maneira adequada, escolha também uma loção ou tônico com efeito mate. Esse tipo de produto possui uma série de substâncias que ajudam a preservar a aparência sequinha.

Uma boa dica para preparar a pele antes da maquiagem é usar um primer facial. O produto evita que resíduos de cosméticos obstruam os poros e ainda disfarça os buraquinhos aparentes.

3. Invista em pó compacto com efeito mate

O pó é um produto considerado indispensável para quem tem pele oleosa. Escolha as opções com efeito mate que eliminam o brilho de imediato. Tenha cuidado com as composições iluminadas, pois resultam em um aspecto cintilante na face. Além de fixar melhor a maquiagem, o pó também deixa a produção mais sóbria e elegante.

A versão compacta mineral é a mais indicada pela consistência suave e extremamente seca. Caso você utilize diariamente, os minerais do produto ainda auxiliam no tratamento da pele. Outro ponto positivo está na leveza da composição. Assim, você pode aplicar quantas vezes precisar sem alterar a tonalidade da make.

4. Utilize um pincel para aplicar a base no rosto

Para deixar o rosto sequinho, evite usar esponja ou a mão na aplicação da base e do blush. O ideal é utilizar um pincel para não deixar a pele com uma aparência molhada. Faça sempre movimentos em sentidos cruzados com uma pequena quantidade de produto. Assim, você impede a formação natural e a distribuição do óleo facial.

Fuja de produtos em creme em qualquer produto da make. Priorize as opções em bastão ou pó que costumam ser mais secas e prologam os efeitos no rosto.

Um fixador de maquiagem também é uma ótima dica. O tipo adequado precisa ser espalhado em textura compacta por cima da produção finalizada.

Pronto! Agora você já sabe como preparar uma maquiagem para pele oleosa. Siga todas as etapas e faça sua produção durar ainda mais tempo. Lembre-se de que hidratar o rosto também é fundamental para manter o aspecto saudável. Dessa forma, a face estará sempre sequinha e pronta para receber os produtos.

Gostou das informações deste artigo? Então curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas dicas!